segunda-feira, 19 de novembro de 2012

COMO FAZER UM RELATO REFLEXIVO???

Relato reflexivo


O relato reflexivo pode ser compreendido como um gênero
discursivo feito em 1ª pessoa, de forma subjetiva , detalhada,
geralmente em linguagem coloquial. .



O assunto é abordado de forma a 
destacar a participação e o ponto 
de vista do enunciador sobre o que
 é relatado, ou seja, sobre fatos
 ocorridos no passado.
 Por isso, mesmo o tempo verbal
utilizado, é o pretérito perfeito.




OLÁ ESTAMOS TERMINANDO MAIS UM CURSO 

QUE NOS PROPORCIONOU VÁRIAS EXPERIÊNCIAS 

E NÃO PODERÍAMOS DEIXAR DE RELATÁ-LAS AOS

NOSSOS QUERIDOS LEITORES. 









RELATO 1 

AUTORA:
REGINA HELENA  MORAES









Como educar aquele que já se sente educado?
                 Não sei exatamente quando ouvi a frase acima; a única certeza é que foi dito pelo professor Wolfgang, logo no início da minha graduação, e o impacto dela sobre mim foi tão grande que, até hoje, passados bons (e vários) anos, ainda é um referencial na minha formação.
Procuro sempre aprender, talvez por receio de me acomodar e de assumir um papel secundário destinado àqueles que acreditam que não precisam mais buscar o novo, que deixam de buscar desafios e ficam deitados no berço esplendido do diploma emoldurado, empoeirado e pregado na parede.
Sou fruto de uma educação calcada na memória e na passividade do aluno e muito tenho de (re)aprender para contribuir através do meu trabalho no desenvolvimento da competência leitora dos meus alunos.
Foi com essa perspectiva que iniciei o curso Leitura e Escrita em Contexto Digital, acreditando que a melhora da minha formação proporcionaria melhores condições de aprendizagem para os meus alunos do Ensino Médio e licenciandos no Ensino Superior e também como Supervisora de Ensino, atuando na formação de professores e gestores.
No módulo 1 tive o prazer de ler o texto de entrar em contato com Justina, professor Epaminpndas e, a partir dai fazer as minhas inflexões reflexivas sobre como se deu em mim o processo da leitura.
Mais um motivo para me dedicar ao curso, aliás, pensei: “estou me capacitando, tentando me inserir no ensino a distância! Vamos lá, o momento é esse!”.
Módulo 2: O desafio... Tive que construir um blog. Passei horas lendo, tentando, fazendo e pedindo ajuda aos meus companheiros de grupo.  (que gerundês!!!).
Uma vitória: o “Leituras e Conversas” ficou pronto. Um parto... Torto, desalinhado, pálido, mas estava pronto. Fiquei muito feliz, postei no fórum do grupo!!
Apenas penso que ainda não estamos completamente prontos para realizarmos trabalhos colaborativos. possivelmente isso advém da escassez de tempo e até mesmo do contexto histórico em que vivemos, o qual prega o individualismo. Cada integrante do gupo fez um blog, que por sinal ficaram ótimos...não houve uma construção coletiva, apesaR DAS TENTATIVAS.
Neste momento, quase desisti do curso. Mas sou persistente e postei uma retrospectiva de todas as ações que tinham sido desenvolvidas na construção do blog.
E, no final, foi a única parceira com a qual tive contato para tratar do blog. Os demais ficaram pelo caminho ou apenas postaram as suas atividades, sem qualquer contato, apenas usufruíram de algo que poderia ter sido bacana se construído coletivamente.
Neste módulo, através do tópico “depoimento de Leitura e Escrita” do fórum, senti muitoprazer em escrever, em trazer das memórias impressões e percepções que julgava perdidas; e assim, fiz um exercício de encntrar comigo mesma.
Módulo 3: que dificuldade, uma crônica. Uma crônica?! Dias e dias para colocar no papel algumas idéias, que ganharam forma e sentido e o produto final acabou sendo bastante elogiado no fórum. Mas, cabe uma notinha: a arte imita a vida!!!
Módulo 4: uma terapia, muito pertinentes as atividades e leituras solicitadas. Pude discorrer sobre algo que acredito piamente – a nossa escola precisa mudar porque mudou o mundo e também porque mudou seu público – a partir da leitura e análise do texto de Roxane Rojo, “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania”.
Neste momento, ao finalizar este relato, tenho muito a agradecer a minha tutora Tânia pela atenção e condução dos nossos trabalhos e saliento que os objetivos propostos para o curso foram plenamente atendidos. Estou mais forte e disposta a enfrentar o grande desafio posto a nós educadores: contribuir na formação de indivíduos emancipados, autônomos e leitores/autores.






Relato 2

autora:MIRIAM KELY
              PONDIAN
  
                     


                 O curso Prática de Leitura e Escrita na Contemporaneidade foi muito proveitoso para mim, pois através dele pude ampliar meus conhecimentos sobre leitura e escrita por meio das atividades postadas e troca de experiências pelos colegas que também participaram do curso podendo assim, contribuir no meu trabalho em sala de aula juntamente com meus alunos.
                    A criação do Blog em grupo também foi muito interessante,  já havia feito um blog em outro curso ,contudo não em grupo ,que no momento me causou uma certa preocupação, porém depois de várias conversas com nossa tutora, Tânia que nos auxiliou bastante, tanto na criação do blog, quanto nas outras tarefas ficou tudo resolvido.
                   Gostei bastante do curso e do meu grupo também, acredito que nós tivemos um bom diálogo  valeu a pena ter participado principalmente por ter sido pela internet, sendo uma experiência nova ,pois os outros cursos que participei eram presenciais. 





Relato 3

autoraMARIA JOSÉ ROLIM VIEIRA
          O curso Prática de Leitura e Escrita na Contemporaneidade foi enriquecedor, estava fazendo junto um curso da PROINFO que fala sobre elaboração de projetos que devem ser produzidos mediante o interesse dos alunos, descobri várias situações no curso que me chamaram a atenção.
         A existência do trabalho da verdadeira leitura e escrita;
         A realidade de cada escola; 
        O trabalho conjunto dos professores;
         Professores com disciplinas diferentes, mas com mesmas dificuldades, saúde, entendimento, tempo, produção, interação, enfrentamento dos problemas existentes na escola pública, e outros com facilidades, enfim, seres humanos.
         Os conteúdos apresentadas foram de estrema importância para esclarecimento do que fazemos no dia a dia e no que devemos melhorar buscar alternativas de acordo com a realidade de cada um. O que me chamou atenção quanto à realização de uma atividade é que eu pensei que tinha entendido, porém pelo resultado obtido não entendi e vi que preciso estudar mais.
         O curso mostrou da importância de deixar claro o que vai ensinar e das estratégias que iremos nos utilizar as regras e critérios a serem seguidos, o embasamento teórico, os exemplos, o trabalho conjunto e a troca de experiências e auto avaliação para alcançar a verdadeira aprendizagem.
         Projetos direcionados pelo interesse dos alunos, bem elaborados e direcionados pelo conjunto de professores de diversas áreas que sabem que a compreensão do contexto é importante dão resultados.
         A perfeição é difícil de alcançar, mas se cada um fizer sua parte  e tentar compreender o outro – “União faz a força”.

                         Relato 4
                                                                   autora:MARIA JOSE MENEZES VENTURA


Quando vi a abertura desse curso, me inscrevi em seguida, fiquei ansiosa para que a inscrição se efetivasse. Desde que concluí a faculdade de Letras, venho procurando meios para aperfeiçoar o que aprendi naquele tempo.

O assunto que seria abordado me encheu de curiosidade, fiquei pensando no que aprenderia e como seria esse processo.

Cada módulo foi surpreendentemente interessante, escrever sobre as minhas experiências sobre a leitura me reportou a situações vivenciadas quando criança foi viagem ao passado muito gostoso.

Construir um blog, nem se fale, não havia imaginado essa possiblidade, mas aceitamos o desafio e fizemos, até me aventurei e fiz um individual, só para ter o gostinho de fazer algo pelas minhas próprias mãos.

O desenvolvimento de atividades nos diferentes gêneros, compartilhar experiências com os colegas, as discussões nos fóruns, foram de extrema importância para a compreensão e desenvolvimento das atividades.

Todas as minhas expectativas em relação a esse curso foram superadas, aprendi e muito, foram experiências magníficas.

Só tenho que agradecer por essa oportunidade que tive de desenvolver o conhecimento de maneira prazerosa. Parabéns a todos os participantes, e principalmente à nossa tutora que esteve presente em cada momento, orientando, incentivando, nos ajudando em todos os momentos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário